terça-feira, 25 de setembro de 2012

Apresentação

       
Saudações a todos os entusiastas da tecnologia mobile!


Ser entusiasta não significa ser especialista, certo? E, para início de conversa, que fique clara uma coisa: EU NÃO SOU!

Então não espere encontrar, aqui nesse blog, análises técnicas ou profissionais. Será tudo bem amador mesmo. É apenas a experiência de um usuário comum que resolve testar outra plataforma. Por esse mesmo motivo, não espere também encontrar um blog com layout perfeito, texto sempre bem redigido ou quaisquer outras características que encontramos em blogs especializados, que são escritos por profissionais da área  que muitas vezes se dedicam apenas àquilo. Esse blog não se propõe a competir com eles, pelos motivos já citados e também porque, como vocês verão mais adiante, talvez esse blog só dure até o fim do ano!

Bom...meu nome é Luciano e moro em Brasília. Uso iPhone há uns 2 ou 3 anos, sendo que já possuí um 3GS e um 4. Também possuo um iMac e um Apple Time Capsule. Já tive MacBook Pro, iPod classic e também iPod touch. Como vêem, gosto bastante dos produtos da Apple, e chego a ser chamado de "fanboy" por alguns amigos. :p

Vendi meu iPhone 4 uma semana antes do lançamento do iPhone 5 nos EUA, e tenho (ou tinha, não sei) a pretensão de adquirir esse novo aparelho assim que ele chegar ao Brasil (acredita-se que seja por volta de dezembro). Portanto, ainda falta algo entre 2 e 3 meses para que isso ocorra (considerando que tem sido assim nos lançamentos dos modelos anteriores).

Como entusiasta da tecnologia, acompanho vários blogs especializados e tenho acompanhado o crescimento do número de usuários do sistema operacional Android, do Google. Apesar de nunca ter pensado em sair do mundo iOS (pois gosto bastante da plataforma), não tenho a cabeça fechada a ponto de não querer sequer testar um outro produto. Além disso, depois de vender o iPhone, eu estava usando um Sony Ericson Xperia X10 mini (acho que é isso mesmo) para quebrar o galho até dezembro e, definitivamente, eu não iria aguentar ficar com aquele celular esse tempo todo; ele é PÉÉÉÉÉSSIMOOOO!!!!

Então, como aquele dinheiro da venda do iPhone estava parado, resolvi adquirir hoje um Samsung Galaxy S3 (considerado o melhor celular Android da atualidade) para usá-lo até dezembro. Dessa forma, eu não só me livro do X10 mini como também terei a oportunidade de testar em alto nível essa outra plataforma (Android), pois acredito que, para emitir uma opinião sobre algo no mundo da tecnologia, você precisa testar a última versão. Não adiantaria eu usar um Android 2.3 nos dias de hoje e concluir que não gostei do Android no geral. Para fazer isso, tenho que usar o 4.0 (ou o 4.1, que já está chegando ao S3). Comprei o S3 hoje e estou aqui apanhando para aprender a usá-lo, acostumado que estava com o iPhone.

Desta feita, o objetivo desse blog é simplesmente fazer um apanhado da minha experiência com o Android, comparando-o ao iOS no que eu me lembrar e de forma amadora mesmo. Ou seja, é uma visão de "USUÁRIO" (usando o linguajar dos especialistas em Informática, que nos consideram "burros". ;) ). A sorte é que, escrevendo como usuário, eu estou falando a língua de 99% das pessoas e, se os especialistas não gostarem do conteúdo desse blog, teremos apenas 1% de rejeição. rsrs. Brincadeiras à parte, não pretendo fazer postagens diárias, mas sim quando tiver algo novo para falar. Se as novidades surgirem diariamente, tentarei postar com essa frequência (se minhas atribuições me permitirem). Caso contrário, postarei sempre que tiver algo a falar. Por isso aconselho quem quiser acompanhar que siga o blog, para ficar sabendo de novas postagens.

Não tenho a mínima pretensão de ser imparcial também não! Nesses anos todos de iPhone, eu sempre estive alfinetando o Android e, principalmente, a Samsung (a grande copiadora) e não deixarei de fazê-lo quando tiver vontade. Mas não vou deixar de falar mal da Apple também, quando for para comparar algo que nela é pior. Então, por favor, peço que deixem a "vaidade tecnológica" do lado de fora desse blog, pois eu não vou ter papas na língua!

Para finalizar (pois já tá ficando cansativo um texto desse tamanho, eu sei), gostaria de contar com a ajuda de todos. Se tiverem alguma observação a fazer, alguma dica de função a ser comparada entre os dois sistemas, fiquem à vontade. Lancem a idéia e eu procurarei abordá-la. Também aceito dicas de como melhorar o layout do blog, a melhor forma de postar fotos, vídeos etc. (lembrando que não tenho muito tempo para caprichar muito). Como sou um usuário básico, talvez existam funções que são importantes pra muita gente, mas que eu nem sei que existem...então, as dicas de vocês certamente até vão me ajudar a aprender a usar melhor não só o Android, mas também o iOS.

O Android tem até o final desse ano para me conquistar. Do contrário, eu volto pro iOS com o iPhone 5. E aí? Será que ele consegue? Vamos lá!

Um comentário:

  1. Então... A diferença principal entre os dois é a personalização que cada um pode ter. Abaixo alguns vídeos de dicas sobre a capacidade do Android:

    http://www.youtube.com/watch?v=x2Q2TqIVId8
    http://www.youtube.com/watch?v=mWnAvR9GGS4

    É interessante as várias coisas que ele pode saber, que até por onde eu sei, no iphone só com Jailbreak. Interessante falar também sobre qualidade de camera, qualidade do produto, variedade de aplicativos pra cada um (Lojas), lista de contatos (um item importante, a transferência, exportação, importação, etc), tamanho (a tela grande realmente é melhor?).

    PS: Samsung não é grande copiadora... Nesse mundo de hoje, nada se cria, tudo se copia, e isso também valeu pra apple em várias ocasiões... rsrsrs! Abs!

    ResponderExcluir

Se alguém puder ajudar a incluir a plataforma de comentários do Facebook nos posts, eu agradeço!!!